Entrar em casa com sapato de rua é realmente perigoso ?

Você provavelmente deve saber porque é tão polêmico entrar em casa com o calçado que usou na rua.

Muito provavelmente você já levou um puxão de orelha por entrar dentro de casa com o calçado “sujo de rua”. Esse tipo de situação é uma daquelas que todo mundo já viveu, independente de quando. É verdade que, depois de um tempo, há quem leve o ensinamento para casa e há quem deixe o ensinamento com a família. Você provavelmente deve saber porque é tão polêmico entrar em casa com o calçado que usou na rua, mas já se perguntou se esse motivo é tão verdadeiro assim?

É claro que o chão de casa é bastante sujo, independente de quantas vezes você tenha o hábito de limpa-lo. Então alguém pode estar se perguntando: se o chão da rua é sujo e o chão de casa é sujo, então por que deveríamos nos preocupar com o calçado que usamos na rua? Bom, uma boa resposta para isso foi dada por um grupo de pesquisadores, e é simples: é nojento.

A sujeira que você encontra dentro de casa é bastante particular, resultado da exposição a poeira, circulação de animais (e sua), possíveis contaminadores, etc. Ainda assim, a sujeira do interior da sua casa tende a ser menor do que aquela constatada na rua. Na rua, estamos expostos a todo tipo de microorganismo, inclusive bactérias superresistentes a antibióticos. A sola do seu calçado carrega todos esses microorganismos, então entrar dentro de casa com este mesmo calçado é o mesmo que se expor.

Não se iluda, você nunca vai ser capaz de ter uma casa 100% limpa. Um ambiente estéril, especialmente nessas condições é simplesmente impossível. No entanto, isso não é necessariamente uma coisa ruim. Pelo contrário, um pouco de sujeira tem uma grande importância na vida de cada um de nós, afinal é uma das maneiras através das quais nosso sistema imunológico “reage”. Se sabe, por exemplo, que crianças pouco expostas a “sujeira” podem ter prejuízos no aspecto imunológico, como quadros de alergia, por exemplo.

No fim das contas, o melhor é mesmo seguir as orientações de quando você era criança e tirar o calçado da rua antes de entrar em casa. Separar esses dois ambientes (interno x externo) é uma das formas de se prevenir em relação a muitas doenças, então é uma medida que deve ser tomada. Tirar a sandália antes de entrar dentro de casa é simples e barato,  então é uma medida de prevenção que vale muito a pena.

Você pode estar pensando agora: sempre andei dentro de casa com sapato de rua e nunca aconteceu nada. Bom, a questão nesse caso é o que a ciência no diz e como podemos agir com essa informação. Por que correr o risco, quando existem estudos mostrando que se trata de algo que pode ser prejudicial a saúde? Procure adotar o hábito de retirar os sapatos ao chegar em casa. Você pode deixar uma sapateira na entrada principal, já com o calçado de ficar em casa; dessa forma, basta trocar um pelo outro e prosseguir com sua rotina normal, mas com sapatos limpos.

Fonte: Site de Curiosidades

Dê sua opinião:

Voltar para o topo