youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Mesmo luz indireta pode prejudicar a saúde durante o sono

O novo estudo mostra que mesmo quando indireta, um ponto de luz no local do sono pode ser um grande problema.


Você provavelmente sabe que pode prejudicar seu sono se dormir com todas as luzes do quarto acesas, não é? Essa é uma informação que geralmente todo mundo conhece, ainda que a nível de senso comum. No entanto, muitas pessoas driblam essa ideia e procuram dormir com um ponto de luz indireta. É provável que você nunca tenha pensado que essa pode ser uma má ideia, mas é isso que um novo estudo sugere.

O novo estudo foi publicado por pesquisadores da Universidade Northwestern e mostra que, mesmo quando indireta, um ponto de luz no local do sono pode ser um grande problema. A recomendação, segundo o novo estudo, é que se procure um ambiente totalmente escurecido para o sono. A essa altura talvez você esteja se perguntando qual é o tal risco a saúde, certo? O uso de luz moderada pode gerar desequilíbrios na glicose e no sistema cardiovascular, gerando risco para doenças como diabetes, síndrome metabólica e até doenças cardíacas.

Você sabe a função da luz sobre o organismo humano durante o dia? A luz age diretamente  no ritmo cardíaco, estimulando batimentos mais rápidos e faz isso a partir do chamado sistema nervoso simpático. Esse sistema serve para aumentar os níveis de alerta do organismo, favorecendo a atividade do dia-a-dia. De noite, no entanto, o corpo precisa fazer exatamente o processo inverso: desacelerar, relaxar e, finalmente, adormecer. A luz, portanto, pode confundir o organismo nesse processo; mas isso já era sabido, a novidade é que esse problema pode acontecer até quando a luz é indireta, moderada.

Com esse tipo de processo inativado, o organismo não descansa adequadamente e isso favorece o risco a problemas de saúde. E, nesse ponto, entra uma informação muito relevante e preocupante. A pesquisa mostrou que os voluntários que dormiram com luz moderada tiveram resistência a insulina na manhã seguinte. Quando isso acontece, o corpo sofre dificuldade para processar a glicose adequadamente e extrair energia dela. Como reação a essa resistência, o pâncreas entra em ação e passa a produzir glicose; o resultado disso é o aumento do açúcar no sangue.

Para driblar esse tipo de processo no organismo, você deve se esforçar para criar um ambiente sem iluminação alguma para dormir. O sono noturno é fundamental para que o corpo se recupere e não pode ser substituído por sonecas ao longo do dia, então é muito importante procurar dormir da maneira mais saudável possível durante a noite – se você pode. Algumas dicas podem ser muito importantes nessa situação:

  • se o uso de uma luz for indispensável, então você deve preferir usar uma lâmpada de tom avermelhado ou alaranjado. Outro ponto importante é a posição da luz, prefira sempre lâmpadas de baixa potência e procure deixa-la sempre próximo ao chão, o mais distante possível da cama.
  • se você não tiver liberdade para nada disso, então procure pelo menos mudar a posição da cama para evitar que a luz fique direto sobre seu rosto; além disso, se for a única opção, você pode usar uma máscara para proteger os olhos da claridade.

Fonte: Site de Curiosidades

Dê sua opinião: