Veja quais são os efeitos colaterais da vacina AstraZeneca

Assim como qualquer outro remédio ou vacina, os efeitos colaterais existem e são previstos na bula dos medicamentos.

Estamos vivendo a pandemia do coronavírus há mais de um ano. Por ser um vírus mortal, as autoridades de todo mundo se mobilizaram com a situação e tentaram conter o surto. A propagação desse novo tipo de coronavírus, tanto pela Ásia, como em outros continentes, deixou o mundo todo em estado de alerta.

Desde a sua identificação, ele já fez centenas de vítimas e infectou inúmeras pessoas. E os números não param de crescer. Na urgência de tentar conter o mais rápido possível a pandemia de coronavírus, laboratórios do mundo inteiro se mobilizaram em busca de uma vacina eficaz contra a COVID-19.

Felizmente, todo esse esforço valeu a pena. Tanto que a vacinação contra o vírus já está sendo feita praticamente no mundo todo. Um outro ponto positivo de todo o esforço mundial para produzir um imunizante é que, agora, nós temos várias vacinas diferentes e eficientes contra o COVI-19.

Vacina

Uma delas é feita pela Universidade de Oxford em parceria com a gigante farmacêutica AstraZeneca. Ela é uma vacina viral com base em vetor. Esse método permite que os cientistas entreguem pedaços do vírus original dentro de outro vírus menos perigoso. O paciente então recebe um pacote viral inofensivo, que ensina o sistema imunológico a destruir o vírus mortal.

Essa vacina tem ganhado um grande destaque no Brasil, sendo produzida pela Fiocruz e tendo mais doses aplicadas no país. Por ela ser a vacina mais aplicada atualmente, os relatos de pessoas que tiveram alguma reação adversa também aumentam.

Assim como qualquer outro remédio ou vacina, os efeitos colaterais existem e são previstos na bula dos medicamentos. Além disso, geralmente eles costumam passar em poucos dias.

Segundo o G1, as reações adversas da vacina costumam ser mais leves e ter uma menor frequência entre as pessoas com mais de 65 anos.

Um ponto importante de ser lembrado é que as reações adversas são comuns em qualquer tipo de vacina. Segundo especialistas, mesmo que os sintomas sejam desagradáveis, os benefícios do imunizante são bem mais superiores a esse mal-estar momentâneo.

Efeitos colaterais

Como muitas pessoas têm relatado alguns efeitos colaterais depois de terem tomado a vacina AstraZeneca, mostramos aqui quais são os possíveis efeitos colaterais que ela pode causar.

1 – Sensibilidade no local da injeção. Esse efeito colateral foi relatado por mais 60% dos voluntários.

2 – Dor no lugar onde foi dada a injeção, dor de cabeça e fadiga. Esses efeitos colaterais foram relatados por mais de 50% dos voluntários.

3 – Dores no corpo e um mal-estar foram relatados por mais de 40% dos voluntários.

4 – Febre e calafrios foi um efeito colateral relatado por mais de 30% dos voluntários.

5 – Dor nas articulações e náusea foram relatados por mais de 20% dos voluntários.

Normalmente, a maior parte dessas reações da vacina foi em uma intensidade leve ou moderada. E elas passam logo depois de alguns dias da vacinação. Além disso, os efeitos colaterais foram mais relatados pelos voluntários depois de terem tomado a primeira dose do medicamento.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião:

Voltar para o topo