youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de abril de 2024
Entretenimento

Piripiriense na semifinal de reality da Rede Globo

Lira é neta do Sr. Antônio Melo e da Srª Josefina Andrade.


A chef piauiense Lira Müller, semifinalista do programa 'Mestre do Sabor', da Rede Globo, tem raízes na terra dos vagamules. Ela é filha da piripiriense Lis Andrade de Melo e neta do Sr. Antônio Melo (in memoriam) e da Srª Josefina Andrade.

A mãe de Lira Müller conta como percebeu que a filha tinha afinidade com a cozinha. "Aos 9 anos de idade ela [Lira] pediu de presente de aniversário uma batedeira. Não era muito comum, né?", diz a Lis Andrade.

Lira Müller já havia revelado ao GShow que seus avós foram as pessoas que a inspiraram para cozinhar. "Meus avós sempre cozinharam muito, então sempre tive essa referência da casa da minha vó [...] Mas, na minha casa em si, minha mãe não cozinhava e eu sou dessa geração de enlatados, descongelados, industrializados, isso predominava na minha casa. Então, referência da comida da vó, você passa a comer uma outra coisa, então eu digo que, graças à minha mãe não cozinhar, eu passei a ter essa vontade, ir pra cozinha e tentar fazer uma coisa ou outra", disse a Chef ao GShow.

Lira se formou em Comércio Exterior e depois em Relações Internacionais, mas nunca trabalhou na área. Já aos 24 anos de idade, quando já tinha dois filhos, a piauiense se profissionalizou em gastronomia.

Dona Josefina, avó de Lira Müller



Ela disse que durante sua rotina de casa, de ter que cozinhar para os filhos João e Cléo, fez com que ela se reconectasse à sua paixão, que é a cozinha. A partir daí, ela teve uma oportunidade de fazer um curso de gastronomia, em Brasília, onde morava na época. Quando os filhos cresceram mais, Lira mergulhou de vez no mundo gastronômico.

O Programa Mestre do Sabor já concluiu todas as gravações e atualmente Lira está em Barra Grande, no litoral do Piauí, onde reside. O reality de culinária da TV Globo apresentado por Claude Troisgros e que tem como jurados José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, terá sua final ao vivo no dia 26 de dezembro.

Dê sua opinião: